Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um distúrbio psíquico/emocional caracterizado por estado de tensão emocional, estresse e exaustão extrema, provocados por condições de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade.
Se você trabalha em um ritmo de estresse excessivo e com muita pressão psicológico, é melhor tomar cuidado pois o desgaste e a sobrecarga pode evoluir para problemas psicológicos, como a Síndrome de Burnout.
A síndrome se manifesta especialmente em pessoas cuja profissão exige envolvimento interpessoal direto e intenso. Profissionais das áreas de educação, saúde, assistência social, recursos humanos, agentes penitenciários, bombeiros, policiais e mulheres que enfrentam dupla jornada correm maior risco de desenvolver o transtorno, porém, vale lembrar que qualquer profissional pode apresentar esse tipo de doença.
Cansaço excessivo, dor muscular e dor de cabeça frequentes, alterações no apetite e no humor, insônia, dificuldades de concentração, sentimentos de fracasso e insegurança, fadiga, pressão alta, problemas gastrointestinais e desesperança são alguns dos sintomas que surgem de forma leve, mas tendem a piorar com o passar dos dias.
Para evitar problemas mais sérios e complicações da doença, é fundamental adotar algumas mudanças nas condições de trabalho e mudanças nos hábitos e estilo de vida, como a adoção da prática de atividades físicas regular e exercícios de relaxamento, para aliviar o estresse e controlar os sintomas da doença, assim como buscar apoio profissional ao notar qualquer sinal. Pode ser algo passageiro, como pode ser o início da Síndrome de Burnout, o melhor é se tratar e prevenir.
Fonte: saude.abril.com.br