Neuralgia pós-herpética
A Neuralgia Pós-Herpética é uma doença causada pelo mesmo vírus da Catapora, aquela doença típica da infância que causa coceiras e deixa bolinhas avermelhadas na pele. Mas, enquanto a catapora é um quadro na maioria das vezes benigno e seus sintomas costumam desaparecer em 10 dias, a Neuralgia Pós-Herpética é caracterizada por intensas e incessantes dores no local afetado.
Neuralgia significa que as dores são originadas nos nervos sensitivos do corpo. O que atinge esses nervos é uma doença conhecida como herpes-zoster, que quando se torna crônica recebe o nome “pós-herpética”.
A doença começa com dor intensa em uma determinada parte do corpo. Sensibilidade excessiva é outra característica da Neuralgia Pós-herpética: pequenos estímulos externos como o toque de roupas na pele e vento podem provocar uma dor muito forte e desproporcional ao estímulo. Sensações desagradáveis na pele como frio, calor, formigamento, ardor e coceira também caracterizam um paciente acometido pelo vírus. O cenário dessa doença é dor intensa e incessante na região acometida (os locais mais comuns são tórax, face ou perna).Sensações de formigamento, ardor e coceira na pele e lesões avermelhadas na pele. Atualmente, já existe vacina contra Herpes. Idosos e pessoas com imunidade mais baixa estão mais suscetíveis à doença e, por isso, devem ser ainda mais cuidadosos.
Quando atinge a fase de hipersensibilidade e dor intensa, a Neuralgia Pós-herpética demanda um tratamento específico que deve ser designado por um neurologista. Normalmente o tratamento é feito a partir de medicamentos que podem variar de caso a caso.
Clique aqui para agendar um horário com Dra. Lorena, neurologista.