Dor na Lombar
A Hérnia de Disco que causa fortes dores na lombar (região mais baixa das costas) é um problema que atinge as vértebras que compõem a coluna. Entre uma vértebra e outra existem os discos intervertebrais, estruturas cartilaginosas que impedem o atrito direto entre as vértebras. A dor de que estamos falando acontece quando os discos intervertebrais se desgastam e as vértebras se chocam.
A principal causa dessa doença é a predisposição genética, portanto é importante conhecer o histórico familiar do paciente para que o diagnóstico e o tratamento sejam assertivos. Além disso, a falta de atividade física, o tabagismo, o levantamento de peso em excesso e o envelhecimento natural da estrutura óssea são outros fatores que podem causar ou agravar a Hérnia de Disco. Em geral, a dor lombar é o principal sintoma da hérnia de disco e pode variar de intensidade em cada caso.
O cenário do tratamento da hernia lombar é a intervenção convencional a partir de medicamentos indicados, como anti-inflamatórios e analgésicos, assim como moduladores da dor além do repouso parcial e sessões de fisioterapia. Entretanto, existem casos em que uma intervenção cirúrgica se faz necessária. De qualquer forma, é importante que os sintomas não sejam negligenciados. A dor nas costas não é algo com que se deva conviver. Procurar neurologista desde o início dos sintomas para evitar problemas mais graves.
Clique aqui para agendar um horário com Dra. Lorena, neurologista.