Dor miofascial
Sabe aqueles “nós musculares” , aqueles pontos dolorosos endurecidos, por exemplo no dorso, no pescoço são tensões miofascial gerando a dor miofascial. Sua principal característica é a dor muscular local e a sensação de dor mais aguda quando a região incômoda é pressionada. Essa pressão, ao atingir os “nós” (pontos gatilho), causa uma dor mais intensa.
Esses pontos gatilho, ou nós, são formados por diversos motivos: má postura, excesso de atividade física, lesão muscular, repetição exagerada de algum movimento e distensão muscular. Além da dor localizada, o aumento da rigidez do músculo dolorido e a diminuição da amplitude do movimento são características da Dor Miofascial.
Para aliviar essas dores, alguns analgésicos e relaxantes musculares podem ser assertivos e suficientes desde que administrados com cuidado. Entretanto, essa prática de forma repetitiva confere em abuso e pode prolongar a dor. Então, deve ser avaliada e não negligenciada, pois a dor Miofascial pode se tornar um empecilho para realizar atividades físicas e de lazer, comprometendo o seu bem-estar, pois quem fica bem disposto e calmo com dor?
Clique aqui para agendar um horário com Dra. Lorena, neurologista.