A ansiedade e a depressão são consideradas o mal do século, as doenças silenciosas que apesar de atingirem milhares de pessoas em todo o mundo, ainda são envoltas e uma atmosfera de preconceito e falta de informação que só pioram o quadro.
Os transtornos de ansiedade incluem características de medo, perturbações comportamentais relacionadas a uma ameaça futura, muitas vezes sem causa aparente, mas que incitam cautela, estado de vigília, perigo imediato e futuro, e necessidade de comportamentos de fuga.
A depressão na maioria das vezes vem acompanhada de desesperança, pessimismo, irritabilidade, culpa, perda de interesse pela vida, fadiga, inquietude, desequilíbrios no sono e no apetite, dificuldade de concentração, indecisões e pensamentos suicidas.
Em alguns casos ansiedade e depressão podem se confundir ou se manifestar ao mesmo tempo, cada uma com suas próprias características, muitas vezes são considerados opostas, mas a verdade é que essas duas condições envolvem comportamentos que atrapalham muito a rotina, gerando um alto prejuízo social, profissional e nos relacionamentos de forma geral.
Além de terapias, que são uma excelente forma de tratamento, existem tratamentos medicamentosos que podem ajudar a tratar a depressão, e a ansiedade.
O ideal é estar atento para se prevenir dessas condições, apostando em qualidade de vida, alimentação saudável, prática de atividades físicas, boas noites de sono e equilíbrio mental.
Se perceber que algo está errado, não se sinta envergonhado e não tente ignorar o problema, busque auxílio de um profissional, ele vai te ajudar a identificar e mudar os padrões de pensamento e comportamento que o impedem de sentir o seu melhor, aumentando o autoconhecimento, a resiliência, ajudando-o a manter o seu equilíbrio e a evitar doenças físicas, frutos dos transtornos emocionais.
Fonte: saude.abril.com.br