Neuralgia do trigêmeo
Neuralgia se refere à dor que acomete os nervos sensitivos do corpo. E “Trigêmeo” é o nome dado a um nervo craniano que se divide em três ramos: todos estão localizados na face. Assim, a Neuralgia do Trigêmeo é uma doença caracterizada por uma dor fortíssima na região facial.
A doença pode ter várias causas, mas a principal delas parece ser um contato anormal entre um vaso sanguíneo e a raiz do nervo trigêmeo, mas a forma como ela se manifesta e tratamentos eficientes já são conhecidos.
A principal característica da Neuralgia do Trigêmeo é uma dor intensa que atinge, geralmente, apenas um lado do rosto, em especial a região maxilar. A dor dura poucos segundos, mas volta em intervalos de tempo variáveis e ocorre espontaneamente. É mais comum que a doença atinja pessoas entre 50 e 70 anos. Sendo assim o cenário da Neuralgia do trigêmeo é dor fortíssima e aguda nas laterais do rosto, como pontadas que duram poucos segundos. Pode se repetir várias vezes ao longo do dia, como choques súbitos. Os episódios de dor podem ser desencadeados por estímulos simples como comer, falar e escovar os dentes ou fazer a barba. Atenção a esse quadro é comumente confundida com problemas dentários, o que muitas vezes atrasa o diagnóstico correto e prolonga ainda mais o sofrimento do paciente.
Para tratar a Neuralgia do Trigêmeo existem dois métodos: o uso de medicamentos específicos e um tratamento intervencionista. É comum que os remédios sejam a primeira opção no tratamento da doença. Mas apenas um diagnóstico preciso pode definir qual é o caminho mais adequado e seguro para o tratamento de cada paciente. Independentemente do método adotado, a qualidade de vida de um paciente que é corretamente diagnosticado e tratado, sem dúvida, melhora muito. Por isso, é essencial procurar o profissional adequado desde o início dos sintomas.
Clique aqui para agendar um horário com Dra. Lorena, neurologista.